QUALIDADE DE ENERGIA

1. Geral

Com o aparecimento de máquinas automáticas e seus sistemas computadorizados, a qualidade da energia da fonte supridora ficou cada vez mais importante. Estas máquinas automáticas e seus periféricos são chamados de cargas sensíveis, as quais estão em quase todos os processos produtivos. Logo, é necessário um maior cuidado na instalação destas máquinas, visando evitar problemas operacionais futuros.

Os principais pontos a serem abordados para uma boa instalação de uma máquina considerada carga sensível são:

  • Melhor localização dentro do lay-out produtivo.
  • A presença de cargas geradoras de vibrações ou impulsos de origem mecânica.
  • A temperatura ambiente e umidade relativa do ar ambiente.
  • Um bom projeto de fundação considerando o solo existente.
  • Conhecimento prévio dos limites aceitáveis para a fonte supridora de energia. Neste caso, é importante que o departamento de engenharia do fabricante estipule quais são estes limites aceitáveis de tensões dentro do domínio do tempo.
  • O conhecimento prévio dos níveis de distorções harmônicas em tensão e corrente gerados pela própria máquina quando em operação e as harmônicas presentes.
  • O conhecimento prévio dos limites de compatibilidade eletromagnética.
  • A definição do sistema de filtros elétricos que fazem parte do fornecimento da máquina.
  • O conhecimento das características do alimentador elétrico disponível para a alimentação da máquina e a realização de medições antes e após a instalação da referida máquina, considerada carga sensível, para a certificação das características garantidas pelo referido fornecedor.

Tomando estas precauções, dificilmente o cliente será responsabilizado por uma falta de eficiência operacional de uma máquina automática ou de uma linha de produção automática.

2. Qualidade de Energia da fonte supridora e Compatibilidade Eletromagnética

2.1. É comum encontrarmos definições vagas de limites de tensões de fornecimento, tais como: a nossa máquina necessita de uma tensão de 380 Volts, trifásica, 60Hz, com limites de ± 5% para a variação da tensão. Em termos de qualidade de energia é importante que estas tratativas sejam feitas via departamento de engenharia do referido fabricante, pois uma especificação como a acima descrita não tem qualquer fundamento técnico quando estamos falando de máquinas modernas, automáticas computadorizadas. É importante a definição da curva de qualidade de energia aceitável para este equipamento. Nesta curva teremos as zonas limites para variações de tensões de curta duração (µs), média duração (ms) e longa duração (s).

2.2. Outra coisa também comum é a própria máquina ser a fonte geradora de impulsos elétricos e de harmônicas, os quais podem causar problemas operacionais não só para a máquina em questão quanto para outras que estiverem no mesmo alimentador elétrico. Isto é muito comum, pois os projetos mecânicos são os mesmos, todavia os sistemas elétricos são diferentes para um fornecimento de um mesmo tipo de máquina quando fornecida, por exemplo, tanto para a Europa quanto para a América do Sul.

CONCLUSÃO

A falta de cuidados na compra e instalação de uma máquina automática pode contribuir sobremaneira para a não obtenção dos resultados produtivos esperados. Normalmente, a qualidade da energia da fonte supridora é muito responsabilizada pelos problemas clássicos de queimas de placas eletrônicas e perdas de rotina das máquinas sensíveis modernas.

MEDIÇÕES DE QUALIDADE DE ENERGIA

As medições são normalmente realizadas quando a máquina já está instalada e a produção está descontente com os resultados. Neste caso, não foram tomadas as precauções anteriormente descritas. Este trabalho é investigativo, pois o problema pode ser tanto da fonte supridora quanto da própria máquina. A capacidade do aparelho de medição em capturar eventos de curta, média e longa duração e a experiência profissional do elemento técnico, são primordiais para um bom resultado prático. Os aparelhos utilizados pela REATIVA têm as características necessárias para a captura de eventos de duração até 0,000000250 (s). Estes eventos são plotados em curvas de qualidade de energia, as quais definem os níveis de transgressão dos limites aceitáveis definidos pelos fabricantes de máquinas. A experiência profissional da equipe de engenheiros e técnicos da REATIVA ao longo de vários anos de medições tem ajudado muitos clientes na solução de seus problemas de qualidade de energia.


Todos os direitos reservados. Reativa Serviços

Eclipse/Condor